No dia 25 de Março efectuámos uma visita de estudo à Fundação Eça de Queirós e ao Mosteiro de Acede, dois locais que são obrigatórios conhecer no nosso concelho.
Partimos da Escola, por volta das 9.30h, num confortável autocarro, em direcção a Tormes, local que o escritor Eça de Queirós, deu a conhecer ao mundo, através do livro “A Cidade e as Serras”.
Com o tempo a fazer algumas “caretas”, foi com muita alegria, que o Professor Vasco Monterroso nos deu as boas vindas a Tormes.
Depois de uma breve conversa, fomos conhecer a casa, em que o escritor Eça de Queirós, passou alguns dos seus dias e também a casa, que serviu de “cenário” para o romance “A Cidade e as serras”.
No interior da Biblioteca, tivemos a oportunidade de admirar alguns livros e objectos, que pertenceram a Eça de Queirós, entre os quais se destacam alguns quadros e a escrivaninha, onde o escritor terá escrito algumas das suas obras.
De seguida fomos admirar os “Sons da (nossa) Terra”, um trabalho magnificamente orientado pelo Professor Vasco Monterroso.
Durante quase uma hora, ficámos a conhecer alguns dos sons que animavam as feiras e romarias do concelho de Baião – o cavaquinho, a viola braguesa, a gaita de foles e a chula rabeca entre outros.
Depois desta “lição” de etnografia musical, despedimo-nos do nosso anfitrião e partimos para Ancede.
Com a chuva como companhia, chegámos a Ancede, com o nosso estômago a reclamar por um bom almoço. O antigo celeiro do Mosteiro de Ancede, serviu de “refeitório” para retemperarmos as nossas forças.
Já com o corpo “retemperado”, partimos à descoberta dos segredos do Mosteiro de Ancede, com a preciosa colaboração da Dra. Carla Stock.
As origens do Mosteiro de Santo André de Ancede remontam ao século XII, e a mais antiga referência conhecida, de 1120, é respeitante à sua ligação aos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho.
Durante vários séculos este mosteiro deteve um considerável património fundiário ligado à produção vinícola, que lhe permitiu beneficiar de grande poder económico.
Actualmente, e desde 1985, o mosteiro é pertença da Câmara Municipal de Baião. A terminar a nossa visita ao Mosteiro de Ancede, realizámos alguns jogos, com especial destaque para a “corrida” com os cântaros na cabeça.
Felizes e cansados, regressámos a Santa Marinha do Zêzere, por volta das 17.30h.
Aqui fica o “filme” da nossa visita de estudo à Fundação Eça de Queirós e Mosteiro de Ancede.